quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

DIA DOS NAMORADOS COM MUUUUITO CHOCOLATE SAUDÁVEL



Praliné de chocolate crú - saudável, sem açúcar, sem leite, sem processamentos; totalmente cru e SUPER delicioso!!!

Tempo de preparação : 20 minutos/Aproximadamente 10 pralinés

Ingredientes:


1/2 chávena de cacau em pó (sementes ou pepitas de cacau, moídas num moinho de café)
1/2 chávena de alfarroba em pó
1/2 chávena de xarope de agave
1/4 chávena de óleo de côco
1/2 chávena de cajus ou outro fruto seco (moídas num moinho de café)
1 colher de chá de mistura de canela e cardamomo e noz-moscada (se não tiver 1 destas especiarias, acrescente mais do que tiver à mão)


Preparação:
1) Derreter o óleo de côco em banho-maria (importante que as temperaturas não subam a mais de 42° - um pouquito mais do que a temperatura do nosso corpo – basta testar com o dedo)

2) Acrescente todos os outros ingredientes.

3) Misture bem até obter uma massa homogénea.

4) Leve ao frigorífico por 1hora para solidificar um pouco antes de moldar os pralinés.

5) Pode simplesmente formar bolinhas com as mãos ou, se quiser algo mais sofisticado, deite a massa em formas com desenhos engraçados ou formas de cubo de gelo.

6) Leve ao frigorífico ou congelador, consoante a consistência que pretender.

Sugestões : Improvise com diferentes tamanhos, formatos, consistência e mesmo ingredientes – pode juntar outras especiarias do seu agrado, um pouquinho de espirulina (garanto que não sabe a alga e o valor nutricional da receita aumenta muito), maca, noni, sementes de cânhamo… dê asas à sua imaginação!

Nota : Todos os ingredientes são de origem biológica e crús, ou seja, não aquecidos a mais de 42°, para preservar todas as qualidades nutricionais dos alimentos. Esta receita irá ser publicada na Revista Vegetariana a sair em Março, publicada pelo Centro Vegetariano.


Especial Dia dos Namorados; com formas de coração.... funciona sempre!!!

Alguns dados interessantes sobre o Cacau Cru, retirados do catálogo da BioSamara. Para mais informações, por favor contactar info(at)biosamara.com.

O cacau cru é o ingrediente principal do chocolate. Todos os benefícios nutricionais, propriedades rejuvenescedoras e sentimento de alegria que obtemos com o chocolate são encontrados no cacau cru. Sem o inconveniente do açúcar, leite, químicos e aditivos. Um só ingrediente: cacau!

O cacau é a semente de uma fruta da Amazónia que foi trazida para a América Central no tempo dos Olmecas. As sementes de cacau eram tão reverenciadas no tempo dos Maias e dos Astecas que eram usadas como moeda de troca!

A semente de cacau crua é dos superalimentos mais fantásticos que a natureza nos proporciona – pelo seu sabor incrível e pelas suas extraordinárias qualidades nutricionais:

É a fonte mais alta de magnésio existente em qualquer alimento. O magnésio é importante como suporte dos sistemas cardiovascular, cerebral e digestivo.

Ajuda o cérebro a manter a concentração e o estado de alerta.

Extremamente rica em ferro, o que ajuda a manter o nosso sangue saudável.

Contém a mais alta concentração de anti-oxidantes do mundo e é portanto, o alimento anti-envelhecimento por excelência.

Contém ácidos essenciais Ómega 6, que se tornam râncidos quando cozinhados e processados, como acontece com todos os chocolates não crus.

Faz-nos sentir felizes e é frequentemente associado ao amor!

É um supressor do apetite e por isso excelente para quem quer perder peso.

Como usar: Uma vez que a grande parte dos nutrientes e propriedades especiais que o cacau possui são destruídos pelo seu cozimento, refinamento e processamento, faz todo o sentido comer cacau no seu estado puro: cru. Coma directamente do pacote, misture nos cereais de pequeno-almoço, saladas de frutas (delicioso com goji berries, manga, coco). Excelente em batidos de frutas, misturado com um adoçante natural como o mel ou xarope de agave.






Sem comentários:

Enviar um comentário