quinta-feira, 19 de março de 2009

Cultivar Bagas Goji em tua casa


Dicas simples para plantar estas bagas saborosas e nutritivas no teu jardim ou mesmo dentro de casa.


Os arbustos das bagas goji são fáceis de cultivar e de cuidar. São plantas extremamente adaptáveis a diferentes climas e uma vez estabelecidas não necessitam de cuidados especiais.
Apresentam uma flores lindíssimas a partir do primeiro ano e no segundo ano já podem esperar cerca de 1 a 2 kilos de bagas por arbusto.

O que necessitas
· sementes ou as próprias bagas goji (que contêm as sementes dentro delas)
· pequena área de cultivo no exterior e/ou vasos para cultivo dentro de casa
· terra, acesso a muita luz e sol
· um pouco de tempo, dedicação e entusiasmo!

As goji podem ser cultivadas no exterior em países onde as temperaturas não vão abaixo dos 15 graus negativos (Portugal incluído, claro!)

Retirar as sementes e colocá-las num vaso ou num pedaço de terra no exterior.

Como plantar
1.Começa por demolhar algumas bagas goji cerca de 8 horas para facilitar o processo de germinação (alternativamente podes colocá-las no frigorífico)
2.Coloca as sementes em vasos num local protegido da chuva e do sol, de preferência num lugar quente.
Nem todas as sementes germinarão, portanto será melhor colocar uma boa quantidade de bagas na terra.
3.Coloca as sementes 1-2 cm abaixo do solo e espalha um pouco de composto/fertilizante orgânico por cima delas. Regar levemente. As sementes irão geminar em 5-10 dias, dependendo da temperatura.
4.Depois de germinadas, as plantinhas deverão ser aclimatizadas ao sol directo até estarem bem estabelecidas. Quando as folhas se desenvolverem é tempo de as transplantar para o solo do seu jardim ou para vasos de cerca de 10 cm. Se, no entanto, o Inverno for muito rigoroso, espera pelo início da Primavera para colocá-las lá fora.


No exterior: Preparar uma área de solo numa parte do teu jardim que seja muito ensolarada, preferencialmente voltada a sul e sem árvores e/ou prédios que possam fazer sombra. As gojis adoram o sol! Escolhe um pedaço de terra livre de pesticidas. As goji, tal como todas as plantas, são muito mais nutritivas, bonitas e saborosas quando plantadas sem químicos, que são absolutamente desnecessários e prejudiciais à nossa saúde e à saúde do planeta.


Dentro de casa: proceder da mesma forma, colocando as sementes em vasos, que serão substituídos a cada ano. Depois de germinadas, coloca os vasos em parapeitos de janelas onde as goji possam receber muito sol ou colocaos vasos no exterior.
Fertilizar 1-2 vezes por ano.

Tipo de terra: Moderamente rica, com matéria orgânica em abundância (composto, fertilizantes naturais) e sem tratamentos químicos. O solo deverá ter uma boa drenagem. Se a terra for muito compacta, juntar areia.

Água: é necessário manter a terra húmida até as gojis germinarem e estarem bem estabelecidas. Depois pode-se regar apenas quando o solo estiver seco. Não saturar a terra de água e deixar secar até à proxima rega. Demasiada água (da rega ou da chuva) apodrece as goji e torna-as vulneráveis a doenças.

As tuas bagas goji irão aparecer no segundo ano, quando podes esperar cerca de 1 a 2 kg de bagas por arbusto! Come-as directamente da planta ou seca-as para consumo posterior.

Delicia-te.

2 comentários:

  1. quero informção onde comprar as bagas, preciso urgente! obrigada

    ResponderEliminar
  2. ola sonia!

    dependendo de onde vives, podes encontrar em algumas ervanarias... no entanto a qualidade é muitas vezes duvidosa e outras vezes mesmo muito baixa. tudo que nao é biologico ou colhido selvagem sao de evitar, por razoes obvias.

    aconselho te a contactares a empresa BioSamara Iberia, que tens as melhores goji berries no mercado portugues. se nao tiveres na area de lisboa, eles enviam-te por correio para qualquer parte do país.

    aqui vai o contacto: biosamaraiberia@gmail.com.

    ResponderEliminar